• Caroline Demolin

3 Pontos-chaves num look masculino

Atualizado: Abr 1

Os homens costumam ter um perfil prático e objetivo, mas não menos charmosos e bem elaborados são seus looks.

Na composição de um look masculino, 3 elementos se destacam como sendo fundamentais para conferir tanto a personalidade e estilo de quem usa, quanto adequar ao contexto, ou seja, o nível de formalidade do momento em que o look será usado.


Descubra então quais são os 3 que merecem atenção especial!

1. Sapatos


O primeiro e super importante item no fechamento de um look masculino são os sapatos.

Antes de mais nada, eles denotam a atenção que você dá aos detalhes, sua meticulosidade de pensar em tudo e em todos. No ambiente profissional, demonstra sua personalidade detalhista e determinada de iniciar e finalizar um trabalho ou um projeto.

Não adianta apenas ter iniciativa é importante fazer completo!


Como disse que eles são acessórios que transmitem com clareza sua identidade, além de levar em consideração as regras de formalidade e indicações do tipo de calçado conheça seu estilo pessoal e opte por um modelo que te represente.

Para quem tem um estilo criativo dominante ou mesmo quer pontuar com um toque de contemporaneidade seu outfit, as meias diferenciadas entram aqui marcando presença e reforçando a posição de destaque dos sapatos no vestir masculino.

Escolha bem seus sapatos e mantenha em bom estado de conservação!


2. Óculos

O rosto é o primeiro ponto de contato quando duas pessoas estabelecem uma comunicação presencial. E para quem está usando óculos, seja de grau ou de sol, este será visto de imediato, por isso a atenção na seleção dos óculos é também fundamental.

Para fazer a escolha correta dos óculos é necessário levar em consideração os aspectos de estilo e adequação ao grau de formalidade, como dos outros itens todos do vestuário, mas especificamente um critério é de suma importância – que o formato dos óculos harmonize com a forma do seu rosto.

Na Consultoria de Imagem e Estilo, uma das etapas envolve exatamente uma análise de Visagismo que avalia as linhas e formas do rosto para indicar os formatos de óculos mais compatíveis com o seu rosto além de cortes de cabelo e o uso de barba.


Tudo o que você for inserir no seu guarda-roupa deve obedecer à seguinte regra: Qualidade deve prevalecer em detrimento da quantidade!

E apesar de regras existirem para serem quebradas, tem um item que não deve nunca fugir a essa regra que são os óculos. Isso tanto pelo destaque que eles possuem num momento de interface, quanto pela qualidade das lentes para não haver nenhum comprometimento da qualidade de visão.

Quem usa com frequência, pode ter alguns modelos diferentes para dar uma variada e pontuar os looks com uma intencionalidade maior.

Eleja os óculos que te representem para o mundo!

3. Relógio

O relógio é a joia masculina de maior destaque. Por mais que sua função principal esteja atualmente compartilhada com os aparelhos celulares, um bom relógio confere ao visual um caráter ímpar, reforçando de maneira subjetiva a personalidade de quem usa, que é sinônimo de diferencial, para seu receptor. E além disso, eles possuem muitas outras funções, que se expandem cada vez mais, inclusive se tornando Gadjets multifuncionais.

Para se ter uma noção da notoriedade de um relógio para um homem, grandes personalidades de destaque já tiveram seus nomes associados a modelos de relógios.


Em 21 de julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram o solo da lua com um Omega nos pulsos. Em comemoração ao 50°aniversário desse “grande passo para a história da humanidade” palavras do próprio Armstrong, a empresa Suíça lançou um modelo em homenagem à Apolo 11. Em edição limitada, foram produzidos 6969 exemplares.

Na caixa do relógio vemos o número 11 em destaque, e a imagem de Buzz Aldrin descendo para a superfície lunar e no fundo da caixa está gravada a laser a pegada de Neil Armstrong.

Isso é apenas para exemplificar o impacto que pode ter a presença de um relógio no pulso de um homem!


Descubra seu estilo próprio! Então escolha o relógio que te traduz e está adequado à ocasião!

Agora que você já sabe quais são os três acessórios mais importantes do look masculino, existe ainda um ponto relevante a ser considerado: a combinação entre eles é importantíssima!

Sapato, óculos e relógio, e aqui ainda entra um outro elemento que é o cinto, precisam falar a mesma linguagem, ou seja, eles precisam estar alinhados em termos de estilo sempre!

Em ocasiões mais formais, merece ainda mais atenção essa harmonia entre eles, no caso de relógio de pulseira de couro, a cor da mesma deve ser compatível com a cor do sapato e do cinto, também o tom dos metais precisa estar em sintonia.

Mas lembre-se sempre: “Conheça primeiro quem você é, então adorna-te de acordo.” Epictetus Filósofo Grego

Caroline Demolin – Personal Stylist