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Foto do escritorCaroline Demolin

5 Dicas para tornar seu Home Office Produtivo

Se adaptar a novas situações é necessário e nos leva a novas oportunidades. Descubra algumas maneiras de fazer com o que o seu trabalho em home office seja mais agradável, tenha foco e produtividade.

5 Dicas para tornar seu Home Office Produtivo
5 Dicas para tornar seu Home Office Produtivo

1. Estabeleça rotinas e horários


Muitas pessoas têm aversão à palavra rotina, mas na verdade ela é uma grande aliada na otimização do nosso tempo, inclusive para termos espaço para agradáveis momentos de quebra de rotina sem comprometer o resultado.

É fundamental programar o seu dia com um cronograma com todas as tarefas que precisam ser executadas e horários pré-estabelecidos. Esse cronograma deve ser montado com as outras pessoas que moram com você para que todos possam realizar seus trabalhos com tranquilidade, ter espaço disponível e também reservar momentos para participar das atividades da casa.


Coloque esse cronograma de forma visível para que todos entendam que nos horários determinados você está presente, em casa, porém trabalhando, e esse período precisa ser respeitado.



2. Faça o importante e não apenas o emergencial


Essa dica é muito importante em qualquer situação, mas ainda mais no Home Office quando outras questões podem surgir para serem resolvidas.


Uma boa coisa é deixar um espaço no cronograma para o emergencial, já que é normal aparecer coisas que não foram programadas e que precisam ser solucionadas. Mas lembre-se de avaliar o grau de importância e saber escolher o melhor momento para resolver as questões emergenciais. Nem sempre elas são tão urgentes quanto parecem e acabam tirando o foco do trabalho e comprometendo o ritmo do mesmo.

O importante é o que é relevante para seu trabalho, para seu desempenho e crescimento.

Essa é uma ótima oportunidade para colocar sua lista de “To Do” (coisas a fazer em dia), de tirar da gaveta projetos, de se aprimorar em aspectos importantes para sua profissão e de se atualizar.



3. Prepare seu ambiente de trabalho

Ambiente tem impacto direto com o seu resultado.

Escolha um lugar da casa mais sossegado, de preferência que seja mais independente, longe da TV. Se possível, um espaço que você possa deixar sua estrutura já montada para não ter que montar todos os dias, e também porque já vai criando uma identificação no seu cérebro que ali é o local para desempenhar profissionalmente.

Coloque alguns elementos que identifiquem com o seu trabalho, um quadro, um enfeite, um porta retrato com alguma imagem referencial, enfim, alguma coisa que deixe o seu espaço agradável para você e que sinalize mais uma vez para seu cérebro que é o seu local de trabalho.

5 Dicas para tornar seu Home Office Produtivo

4. Vista-se adequadamente


Sua imagem precisa estar coerente com você, com a sua personalidade e com a atividade que desempenha. Dessa forma, ao se olhar no espelho de manhã, irá dar um feedback positivo para você mesmo com uma imagem onde você se reconheça e sinta apto para trabalhar. Isso irá gerar um ciclo virtuoso que irá, cada dia mais, elevar sua sensação de bem estar numa espiral ascendente.


Os benefícios dessa imagem coerente são muitos:

- Aumento da autoestima

- Aumento da confiança em si mesmo

- Mais motivação

- Melhoria nos relacionamentos interpessoais

- Melhoria no desempenho profissional

Esse alinhamento da sua imagem à sua identidade que traz todos esses benefícios para você é o objetivo da Consultoria de Imagem e Estilo.



5. Prepare-se para as reuniões online


Esse momento de interface com colegas de trabalho ou com clientes, é um momento importante onde você irá imprimir sua marca através da sua imagem.

Pesquisam mostram que 93% do conceito que as pessoas formam a respeito umas das outras está pautado na imagem e 7% apenas no conteúdo do que está sendo dito. Sendo que, quando há congruência entre a imagem e o conteúdo este ganha mais respaldo.

Então esteja bem preparado para as reuniões online. Atenção ao ambiente, como já disse, teste a iluminação, o áudio e vista-se adequadamente.


Apresente-se como se você estivesse numa reunião presencial, levando em consideração o dresscode usual ao seu trabalho, siga o mesmo nível de formalidade. Isso demonstra profissionalismo e respeito ao outro!

Se em uma reunião presencial você estaria usando por exemplo terno e gravata, vista-se dessa mesma forma para a reunião online.

O rosto é o primeiro ponto de contato, seja numa interface presencial ou online, então cuide do cabelo, sobrancelhas, barba para os homens, maquiagem para as mulheres e formato de óculos. Todos esses elementos transmitem uma mensagem a seu respeito, então que essa imagem passe uma mensagem correta de você. Por isso, é relevante a Análise de Visagismo que avalia as linhas e formas do rosto exatamente para saber qual o corte de cabelo, barba, maquiagem e formato de óculos que sejam coerentes com você, tanto em termos estéticos quanto de personalidade, e com seus objetivos.


Escolha bem as cores que você vai usar. Cada cor possui um significado e causa um impacto no outro e cada pessoa tem os tons mais adequados que harmonizam e valorizam sua fisionomia.

Estudos mostram que ao ser exposto à cor vermelha, a frequência cardíaca se eleva. Por outro lado, o azul acalma e transmite a sensação de confiabilidade. Mas, assim como numa marca gráfica, as cores estão inseridas num contexto que envolve a sua identidade, sua área de atuação, seu posicionamento no mercado e a mensagem que você quer transmitir. A partir da escolha da cor, faça a opção pelo tom que é mais compatível com você e irá realçar sua fisionomia passando a sensação de disposição. Fazer uma Análise de Coloração Pessoal vai te mostrar quais são os seus tons mais favoráveis e como fazer uso das cores.

Lembre-se sua imagem é seu cartão de visita!


5 Dicas para tornar seu Home Office Produtivo

Caroline Demolin - Consultora de Imagem e Estilo

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