top of page
  • Foto do escritorCaroline Demolin

As empresas querem conhecer você - sua imagem pode ser seu diferencial no mercado profissional

Refletir através da sua imagem a sua identidade, com uma comunicação clara, traz não só benefícios para você próprio como o aumento da sua autoestima, mas também pode se tornar seu grande diferencial no mercado profissional.


Enquanto a maioria das pessoas insiste em nadar no oceano vermelho, saturado, onde o que existe é apenas uma repetição do mesmo, as empresas estão voltando seus olhares no processo seletivo para o que torna cada candidato único, sua personalidade.


Formações acadêmicas, experiências, projetos desenvolvidos, são importantes na construção de uma carreira profissional sim, mas estas são habilidades que podem ser adquiridas com o tempo e inclusive, muitas empresas estão dispostas a investir nesses aspectos quando ela encontra um candidato com o perfil adequado.


Então, qual é o diferencial que torna um candidato ideal?


É o que o torna ímpar, que o destaca dentro da multidão, a sua personalidade!


Personalidade: As características próprias e particulares que definem moralmente uma pessoa. https://www.dicio.com.br/


O conjunto de atributos que compõem a sua personalidade, como caráter, reputação, ética e seus valores, são qualidades intrínsecas ao ser, que ele pode aprimorar sim ao longo da vida, mas que são características de base e não são adquiridas em nenhuma universidade, MBA, mestrado nem doutorado.


Esse é então o ponto chave, o individualizador, o que distingue as pessoas e o que as empresas estão dando um enfoque especial no momento das suas contratações.


E como passar todas essas informações de maneira clara?


Através da sua comunicação não verbal, resumida na sua imagem, que é como o cérebro mais facilmente capta informações, processa e cria conceitos em questão de segundos. Então ela merece uma atenção especial, para que possa passar o conteúdo a seu respeito, de maneira correta.


Por isso, na Consultoria de Imagem e Estilo, começo o processo de dentro para fora, ampliando o autoconhecimento, trazendo consciência para suas fortalezas, identificando o que te move e fornecendo as ferramentas para que sua imagem seja totalmente coerente com você! É um trabalho de branding pessoal!


Postura, atitudes, modo de vestir, cuidados pessoais, tom de voz, são todos elementos que compõem sua imagem, e, quer você queira ou não, dizem muito a seu respeito.


Assim como as cores, as formas, seu estilo, o modo de usar as roupas e os acessórios, um tipo de óculos, o corte de cabelo, o estilo da barba, o nó da gravata, o tipo de sapato, enfim, tudo, tudo mesmo que entra na composição da sua linguagem não verbal está comunicando quem você é ao mundo!


Mas, não pense que todos esses cuidados devem ser levados em consideração apenas no momento do processo seletivo. Somos seres integrados, nossa personalidade é única em todos os momentos de nossa vida, mesmo nas mais diferentes situações nossa essência permanece intacta.


Além do mais, o networking acontece em qualquer lugar e em qualquer tempo! Tenho relatos, nos trabalhos de Consultoria Corporativa, de pessoas que contam que muitas vezes são identificadas, fora do ambiente profissional, como membro da empresa em que trabalha por pessoas que nem sabem seu nome, mas sabem a qual corporação estão associadas.


Por esse motivo, que o cuidado com o diálogo que se estabelece através da sua comunicação não verbal é tão relevante para a sua vida pessoal e profissional, onde quer que você esteja! Inclusive na sua exposição nas redes sociais!


As redes sociais estão aí para conectar pessoas e são utilizadas com inúmeras finalidades, inclusive como uma fonte de informações a respeito dos candidatos e dos já funcionários! Nelas são expostas informações sobre a vida e toda informação que é passada vai construindo a sua reputação, que é o seu bem maior ao longo da vida!


Então lembre-se!


Dominar a sua imagem alinhando à sua identidade é uma maneira eficaz de te levar para o oceano azul, um mercado amplo onde as concorrências diminuem e você se destaca!


Caroline Demolin – Consultoria de Imagem e Estilo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page