top of page
  • Foto do escritorCaroline Demolin

Dica fácil para melhorar sua imagem e sua autoestima

Uma simples ação pode desencadear um processo de melhoria significativa na sua imagem e consequentemente na sua autoestima.


Dica melhorar imagem autoestima

Muitas pessoas acreditam que grandes benefícios são resultado de soluções complexas. Mas isso, na maioria das vezes, não é o caso. Pequenas ações podem ter um impacto muito grande, como a dica que vou te dar aqui.


Ao longo dos meus anos de experiência na Consultoria de Imagem e Estilo, tenho constatado uma realidade da maioria dos meus clientes que é o hábito de ficarem mais descuidados com a sua imagem quando estão em casa.


Antes de mais nada, para deixar bem claro, o ficar em casa, seja para descanso, laser ou trabalho em home office, tem como ponto primordial o conforto. Mas conforto, nem de longe deve ser associado a descuido, desmazelo ou pouco caso em relação a uma imagem positiva de si mesmo.


A maneira como nos preparamos para estar em casa traz grandes impactos.


O primeiro deles é na consolidação da nossa autoimagem, porque mais do que quando estamos na rua, em casa é onde normalmente temos mais oportunidades de ver nosso reflexo no espelho e consequentemente ser mais afetados pelo feedback que essa imagem nos dá. Essa imagem refletida pode consolidar uma autoimagem mais negativa ou ser um incentivo para uma melhoria da sua autoimagem. Como resultado imediato, seu desempenho e seus relacionamentos interpessoais ganham com esse incremento da autoimagem, pelo impacto na autoestima e na segurança.


O segundo impacto é uma corrente do bem que uma imagem bem cuidada gera nas pessoas com as quais você convive, principalmente nas mais próximas, a família. É como um ponto de luz, uma referência. Lembrando que a educação acontece muito mais pelo exemplo do que por palavras. Assimilamos com mais facilidade e intuitivamente o que vemos mais do que o que ouvimos. Sendo assim, você irá ajudar aos que estão à sua volta como um exemplo e estímulo a viverem melhor.


Ainda existe um terceiro benefício, o de ter cuidado com a sua imagem mesmo estando em casa. Existe uma programação em quase todo mundo, que para sair precisamos estar com uma apresentação melhor que a nossa de dentro de casa. Sendo assim, se você eleva esse parâmetro, quando for sair para ir trabalhar, fazer compras, passear ou qualquer outro lugar, você já irá dar naturalmente um up grade no seu visual, simplesmente porque elevou seu parâmetro de base.


E como fazer isso?


É muito simples!


O ponto de partida é avaliar suas roupas de sair e transferir para o uso em casa as que não estejam mais em perfeito estado de uso. Se já estão começando a ficar inadequadas, esse é o momento certo de trazer essas peças para o uso no ambiente de casa.


Não tenha um pingo de dó, de fazer isso! Alguns clientes comentam que ficam com dó de usar suas roupas então eu digo: o que temos é o agora, não deixe para ser feliz depois!


O segundo passo é começar a rever suas roupas de ficar em casa. Tire do seu guarda-roupa aquelas peças que não fazem bem para você considerando todos os aspectos: combinar com você esteticamente, refletir a sua personalidade e estar em bom estado de uso. É um exercício onde você terá que sair da sua zona de conforto, mas te prometo que irá valer a pena!


Essas peças que não mais te representam, irão ser muito bem aproveitadas por pessoas que necessitam até mesmo do básico.


E por que fazer esses passos nessa sequencia?


O usual é as pessoas inverterem e primeiro avaliarem as roupas de ficar em casa. Mas quando você faz a migração das roupas de sair para casa primeiro, você tem mais tranquilidade para abrir mão das roupas que usava em casa, pelo simples fato de ver que possui opções melhores.


Um detalhe que irá te ajudar muito no dia a dia, é organizar seu guarda-roupa de forma prática em que as roupas de casa estejam separadas e fáceis de serem acessadas.


E lembre-se! Imagem não é só roupa! Imagem é tudo o que você transmite enquanto linguagem não verbal! Então atenção ao cabelo, maquiagem para as mulheres, barba para os homens, acessórios, calçados e postura. Um corpo ereto e um sorriso no rosto fazem milagres por você!


Entre nesse ciclo virtuoso e comece a viver sua melhor versão hoje!

Caroline Demolin – Consultora de Imagem e Estilo

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page