top of page
  • Foto do escritorCaroline Demolin

O valor da sua imagem para sua vida profissional


A importância da sua imagem para a vida profissional vem sendo identificada como um dos pontos importantes para crescer e se destacar no mercado. Foi matéria da Valor Econômico em 01/03/2016: “Vestir-se bem ajuda a subir na carreira”

Somos seres visuais, o que significa que temos mais facilidade de absorção das informações que captamos através do nosso sentido da visão. E isso é tão significativo que nosso cérebro capta informações através das imagens que ele recebe e forma conceitos inconscientes em poucos segundos. Por isso o ditado: “A primeira impressão é a que fica”.


Tanto é que estudos comprovam que quando o cérebro recebe uma informação visual e uma informação verbal incongruentes, ele questiona a informação verbal, ou seja, o conteúdo que está sendo passado fica desacreditado. Por outro lado, se as informações que chegam até o cérebro tanto pela imagem quanto pelo discurso são congruentes, a credibilidade no conteúdo é reforçada.


E o que é essa informação visual?


É a imagem que passamos aos outros, e ela não se restringe apenas ao modo de se vestir, cabelo e barba não. A imagem é composta por, além desses aspectos estéticos, pelo tom de voz, pela postura corporal e comportamento.


Ou seja, a imagem é toda a informação que é passada pela linguagem não verbal.


Essa linguagem não verbal é muito poderosa, e não apenas para as outras pessoas, mas também para nós mesmos. A Programação Neuro Linguística afirma que a imagem que captamos a nosso respeito dispara nosso GPS interno, que inconscientemente irá nos colocar na direção para chegar ao lugar a que essa imagem nos remete. Por isso, vestir-se de acordo como você quer estar daqui há 5 ou 10 anos é uma estratégia de impulsionar o seu crescimento e caminhar na direção dos seus objetivos.


Além disso, uma imagem que apresente coerência com a sua personalidade, sua profissão, seu ambiente de trabalho e também suas metas é uma ferramenta que irá trazer benefícios para você como aumento da sua autoestima, maior segurança no desempenho profissional, e também irá sinalizar às outras pessoas suas habilidades e competências, sua diferenciação no mercado e aumentar a sua credibilidade.


Grupos focais de estudo comprovam isso. Dois grupos de negociadores foram montados com profissionais com a mesma formação e competência. Um grupo estava vestido de maneira despojada e inadequada para a situação. O outro grupo estava com a imagem dos componentes devidamente alinhada ao momento e à capacitação dos mesmos.


Advinha qual foi o resultado do desempenho desses grupos? O que estava com a imagem bem cuidada e adequada teve um resultado significativamente superior, apesar da competência dos dois grupos ser a mesma.


E por que isso?


Os profissionais participantes desse grupo se sentiram mais seguros e confiantes e passaram para as pessoas com as quais negociavam também mais segurança e competência.


Como diz Glória Kalil: “Aparência não substitui competência, mas não há competência que não se beneficie com uma boa aparência”.


A Consultoria de Imagem e Estilo vai te ajudar a refletir seu máximo potencial através da sua imagem!

Caroline Demolin – Consultora de Imagem e Estilo

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page