10 Dicas simples para organizar seu guarda-roupa

24 Mar 2017

No post anterior, eu falei sobre a importância de Otimizar seu Guarda-Roupa para se vestir bem, retirando as peças que não estão mais adequadas e deixando apenas as peças certas para você.

Agora, o próximo passo é Organizar seu Guarda-Roupa, o que vai otimizar seu tempo e te dar agilidade para se vestir diariamente.     

Veja aqui as 10 dicas simples, tanto para homens quanto para mulheres, que você já pode colocar em prática!

Cada pessoa possui um espaço diferenciado, guarda-roupa ou closet, por isso o processo de organização é personalizado para cada cliente na Consultoria de Estilo. Mas, aqui vão algumas orientações básicas que irão te auxiliar muito!

 

    1. Coloque tudo o que você possui o mais à vista possível. Assim fica mais fácil de você lembrar de tudo o que tem e não deixar nada para trás, sem uso e apenas ocupando espaço.

 

    2. Separe os itens por funcionalidade. Underwear, roupas de ginástica, sapatos, bolsas, óculos, gravatas e etc, cada um num lugar específico mas todos os itens da mesma categoria juntos!

     3. Organize as roupas por tipo. Todas as calças juntas, todas as blusas juntas e por aí vai.

 

    4. Ordene as peças por cor. Por exemplo, as blusas começando das mais claras indos para as mais escuras, sendo que dentro do mesmo tom as de manga curta antes das de manga longa.  

 Normalmente, quando vamos nos vestir os dois critérios iniciais que levamos em consideração é o tipo de peça, por exemplo hoje quero sair de vestido, e em segundo lugar a cor. Por isso é importante organizar as roupas por tipo e cor. Além do mais o visual fica menos poluído e mais fácil de você identificar cada peça.

 

    5. Escolha o cabide adequado para cada tipo de roupa. Saias e shorts nos cabides com clipe, casacos e blusas pesadas nos cabides com bordas arredondadas para não marcar os ombros.

 Uma dica, aquele cabide para várias calças fica ótimo para pendurar as echarpes e cachecóis! Lembrando que os de lã, que são menos usados, devem ficar dentro de sacos de plástico transparentes.

 Para os homens, uma forma prática de guardar as gravatas é pendurá-las no cabide, ocupa menos espaço que enroladas na gaveta e ficam mais visíveis.

Evite colocar mais de uma peça no mesmo cabide. Isso dificulta a visualização e consequentemente a roupa pode acabar ficando esquecida.

 

     6. Utilize caixas organizadoras para itens que não podem amassar como chapéus ou para suprir a necessidade de mais gavetas. Eu utilizo também para meia-calça.  

     7. Coloque uma capa plástica cobrindo os casacos de frio, roupas de festa e outros itens que são usados com menor frequência para uma melhor conservação dos mesmos. Mas é fundamental que o plástico seja transparente, lembre-se que ver tudo o que você tem é muito importante para manter no guarda-roupa apenas as peças adequadas e que são utilizadas.

     8. Guarde as peças de tricô, sejam blusas, casacos, ou vestidos sempre dobradas e nunca penduradas para não deformarem.

 

    9. Organize os sapatos pela altura do salto e cor. Comece dos mais baixos indos para os mais altos. Os dois fatores principais na escolha do sapato para montar um look são exatamente salto e cor.

    10. Mantenha tudo sempre em ordem. É fundamental para que seu guarda-roupa se mantenha organizado que tudo volte exatamente para o mesmo lugar de onde foi tirado. De preferência, assim que usar. Isso evita retrabalho e que o guarda-roupa se desorganize.

 

São dicas simples de serem colocadas em prática que você vai ver a diferença imediata na sua facilidade de vestir e economia diária de tempo!

 

Caroline Demolin – Personal Stylist e Consultora de Imagem

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts em destaque

Dicas para fazer escolhas mais coerentes com seu estilo

September 19, 2019

1/10
Please reload

Posts recentes