• Caroline Demolin

Como e quando abotoar o blazer masculino


É usual os homens terem um pouco de dúvida de como e quando abotoar o blazer ou o paletó.

A questão é muito simples, quando se entende o porquê da coisa. Vamos ver como funciona!

O objetivo de um blazer é conferir formalidade ao look, portanto, a regra geral é usar abotoado! Exceto quando for sentar. Nesse caso, abotoe assim que ficar de pé! Seja em festas ou ambiente corporativo.

Outra exceção é quando for dar um toque fashion ao visual em looks casuais, sem gravata, ou com camisas de malha, com jeans. Então é permitido usar o blazer aberto. Tem que ter estilo para isso!

Quando estiver usando um colete devidamente abotoado, o paletó tem a flexibilidade de ser usado aberto ou não. Mas, é bom lembrar que é sempre mais elegante ele estar abotoado, até porque sua estrutura foi concebida para ser usado assim, deixando os ombros mais largos, realçando as costas e afinando a cintura!

Então, se você já sabe quando abotoar o blazer, agora vou te dar uma dica de como abotoar o blazer! É uma regra básica para facilitar a vida!

O botão superior tem flexibilidade, pode ou não ficar abotoado, dependendo do estilo de quem usa e se a lapela do paletó não estiver encobrindo o botão.

O botão do meio, no caso de 3 botões, deve sempre estar abotoado. É ele que irá colocar o blazer no lugar certo!

O botão de baixo, nunca deve ficar abotoado.

Essa regra serve para os paletós de 1 e 2 botões também. Em paletós de 2 botões o de cima fica sempre abotoado e o de baixo sempre desabotoado. Em paletós de 1 botão ele ficará abotoado sempre, exceto naquelas ocasiões informais que expliquei lá em cima!

Simples e prático!

Caroline Demolin – Personal Stylist e Consultora de Imagem

#DicasdeModa #Style #ConsultoriadeEstilo #ConsultoriadeEstiloBH #ConsultoriadeImagem #ConsultoriadeImagemBH #PersonalStylist #PersonalStylistBH #Masculino

3,012 visualizações