top of page
  • Foto do escritorCaroline Demolin

Descubra qual o formato de óculos mais adequado para o seu rosto


Mais do que um item utilitário, os óculos hoje em dia desempenham um papel de acessório de moda, tanto os de sol quanto os de grau.

Mas, é fundamental escolher o modelo de óculos mais compatível ao formato do rosto. Isto porque, primeiramente, o rosto é a parte do corpo que mais se comunica com os outros e precisa passar uma informação correta sobre sua identidade. Outro fator, é que a forma dos óculos pode realçar pontos positivos e suavizar outros da sua feição. Então o melhor é escolher o mais favorável.

Basicamente, são quatro formatos de rosto: quadrado, triangular, redondo e oval.

O rosto quadrado é aquele que possui maxilares bem definidos salientando o ângulo reto que se forma nas laterais do rosto. Armações com bordas quadradas irão salientar ainda mais a forma quadrada do rosto. Para que o visual fique mais suave, os formatos mais indicados são os redondos, os ovalados e os retangulares. As opções com hastes em cores contrastantes e mais elaboradas são muito bem vindas.

Formato de óculos adequado para cada rosto-Consultoria-Estilo-Imagem-Personal-Stylist-BH

Foto: Angelina Jolie, Olívia Wilde, Sandra Bullock e Jennifer Garner

O rosto triangular é o que possui a forma de um triângulo invertido, ou seja, o queixo é bem fino. As formas mais convenientes de armação são as que equilibram os dois extremos do rosto – queixo e testa. Óculos sem armação, ou com efeito degradê são ótimos para criar essa sensação de harmonia. Outra alternativa são as armações com detalhes na parte superior e mais discretas na parte de baixo.

Formato de óculos adequado para cada rosto-Consultoria-Estilo-Imagem-Personal-Stylist-BH

Foto: Kristen Stewart, Anne Hathaway, Madonna e Reese Witherspoon

O formato de rosto redondo possui proporções similares na parte superior e na parte inferior sem apresentar ângulos marcados. Assim como no caso do formato quadrado, a sobreposição de formas similares deve ser evitada, ou seja, óculos redondos não são os melhores nesta situação. As armações mais adequadas são as quadradas e as retangulares, e de preferência mais discretas, nada de armação muito chamativa ou pesada. O efeito degradê, mais uma vez, é bem vindo, na medida em que confere aos óculos um aspecto mais leve.

Formato de óculos adequado para cada rosto-Consultoria-Estilo-Imagem-Personal-Stylist-BH

Foto: Lucy Liu, Miranda Kerr, Kaley Cuoco e Kirsten Dunst

A forma oval de rosto não possui ângulos definidos, é mais alongada e afilada. Portanto, óculos com formato ovalado ou aviador devem ser evitados pois eles irão reforçar o formato do maxilar, dando lugar aos outros formatos. Para não deixar o rosto mais estreito, as armações não devem nunca ser mais estreitas que o rosto, podendo, se for o caso, ser até um pouquinho maior.

Formato de óculos adequado para cada rosto-Consultoria-Estilo-Imagem-Personal-Stylist-BH

Foto: Meryl Streep, Gwen Stefani, Gwyneth Paltrow e Blake Lively

E então, já escolheu seus óculos?

Caroline Demolin – Consultora de Imagem e Personal Stylist

1.182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page