top of page
  • Foto do escritorCaroline Demolin

Palestra no Dedos de Prosa - importância de encontrar a sua identidade para definir seu estilo e est


Um pedacinho da minha palestra no Dedos de Prosa do Morar Mais falando sobre a Moda Usual.

A moda que a gente usa, que a gente faz, a moda real. E principalmente como cada pessoa usa e faz moda de uma maneira tão própria.

Pelas constantes pesquisas de tendências em várias cidades do mundo, o que me propiciou ter um entendimento real de mercado, da moda usual.E através dessas atividades todas, fica claro o entendimento de como acontece o fluxo da moda do lançamento de uma tendência até sua assimilação por todos os públicos. De como funciona a dinâmica entre o lançamento de uma tendência e sua adesão ou não pelo público consumidor.E dando um zoom eu chego até o indivíduo, que é o foco do meu trabalho como Personal Stylist. Mas para a gente chegar até o indivíduo, conhecer e entender sua personalidade, sua individualidade, e o reflexo disso na exteriorização vou citar algumas referências.

Johannes Itten foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Ele teve um papel importante para o desenvolvimento do estudo das cores, inclusive para a Análise de Coloração Pessoal. Johannes Itten, percebeu que seus alunos projetam em suas obras cores que refletiam sua coloração pessoal. Demonstrando que o nosso entorno é o reflexo do que somos, em termos da nossa imagem, do que vestimos, da nossa casa, tudo isso são extensões da nossa identidade. Imagem: a comunicação não verbal.

Tonny Robbins, o mago da Programação Neuro Linguística, autor de vários livros, diz que "o nível de domínio na comunicação no mundo exterior irá determinar seu nível de sucesso com os outros – pessoal, emocional, social e financeiramente.Mais importante ainda: o nível de sucesso que você experimenta internamente – felicidade, alegria, prazer, amor ou qualquer outra coisa que deseje é o resultado direto de como vc se comunica consigo mesmo".

Por que estou falando isso tudo? Porque a moda é um processo dinâmico, que parte de várias situações distintas, mas cada um de nós deve ter a consciência da sua identidade, da sua individualidade, do te que faz único, suas demandas, seus objetivos e ver a moda como uma possibilidade e não uma imposição.

“Conheça primeiro quem você é, então adorna-se de acordo.”EpictetusFilósofo Grego

Estilo é diferente de moda. Estilo é o que cada um constrói a partir desse momento em que adquire essa consciência sobre si mesmo e passa a refletir uma imagem coerente com sua identidade.

É normal as pessoas espelharem nos outros em vez de em si mesma. Exemplo, a gente olha alguém e falar nossa que roupa linda, quero uma igual. E achar que vai vestir e vai ter o mesmo resultado. Ou mesmo vê uma casa com uma decoração fantástica e pensa vou fazer a minha assim.Quando alguém passa essa sensação de beleza de harmonia é porque sua imagem está sendo coerente com sua identidade.A roupa pode ser linda! Se não fizer sentido para você duas coisas irão acontecer.Primeiro: vc não vai se reconhecer ao vestir e se olhar no espelho. Consequentemente, vai se sentir desconfortável, não irá se sentir segura, confiante, não vai valorizar o que te torna especial e única.Segundo: as outras pessoas não irão te reconhecer, vão criar inconscientemente conceitos distorcidos e até confusos a respeito de vc. Porque vc não se comunicou claramente!

É fundamental que cada um de nós crie seus próprios padrões e faça suas próprias escolhas de acordo com o que cada um é.A moda entra então nessa equação como um instrumento que oferece possibilidades de variações, de atualizações à medida que é também reflexo de comportamentos e processos evolutivos da sociedade.Mas a moda não deve escravizar, não tem nada mais brega do que ser fashion victim.

A moda usual, é a moda que faz parte da realidade de cada um. É a solução de cada pessoa encontra para externalizar sua identidade, para se reconhecer, se motivar, trabalhar sua auto-estima e confiança, de forma coerente com seu life style e suas possibilidades.A moda usual é que faz sentido para cada um!

Caroline Demolin

Personal Stylist

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page